
Presidente da APESP, António Almeida Dias
Fórum Nacional do Ensino Superior Particular
2025-09-29
O Presidente da APESP, António Almeida Dias, participou no FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Particular, realizado em São Paulo, considerado o maior encontro de ensino superior da América Latina.
A presença da APESP ocorreu a convite do SEMESP, entidade congénere no Brasil, que reúne as instituições de ensino superior privado e que, tal como a APESP em Portugal, desempenha um papel central na representação e valorização do setor.
Na sua intervenção, perante uma audiência de mais de 1.700 participantes, o Presidente da APESP anunciou que Portugal, Brasil e Angola, através da APESP, do SEMESP e da AIESPA (Associação de Instituições de Ensino Superior Privadas de Angola), estão a dar passos decisivos para a criação de uma rede de ensino superior privado da Lusofonia.
Este projeto pretende não apenas reforçar a cooperação académica, científica e institucional entre os três países, mas também envolver, progressivamente, todas as restantes instituições privadas de ensino superior dos países de língua portuguesa, criando uma plataforma comum de diálogo e colaboração.
Trata-se de uma iniciativa destinada a projetar o ensino superior privado da Lusofonia no cenário internacional, promovendo maior articulação entre os sistemas e ampliando o contributo das suas universidades e institutos para o desenvolvimento global.